Em programação, as variáveis são conceitos fundamentais que permitem armazenar e manipular informações na memória do computador. Uma variável é um espaço na memória do computador que possui um nome (identificador) e um valor associado. Ela é utilizada para armazenar temporariamente dados durante a execução de um programa. O nome da variável é usado para referenciar seu conteúdo, e esse conteúdo pode ser alterado ao longo do programa.
Ao declarar uma variável, você está informando ao compilador ou interpretador da linguagem que deseja reservar um local na memória para armazenar um determinado tipo de dado. O valor associado à variável pode ser atribuído durante a declaração ou posteriormente, por meio de atribuições.
Em diferentes linguagens de programação, a sintaxe para declarar e usar variáveis pode variar, mas o conceito geral é o mesmo.
Em JavaScript variáveis podem ser declaradas usando a palavra-reservada let, acompanhada de uma lista identificadores de minha escolha separados por vírgula, que serão os nomes das variáveis.
let minhaVariavel, outraVariavel
Nomes de variáveis só podem ser compostos de letras, números, cifrão ($) e underscore (_).
Atribuir é a operação de apontar uma variável para um determinado dado na memória. É possível alterar o valor de uma variável inúmeras vezes durante a execução de um programa.
Em JavaScript a operação é feita utilizando o operador =, de forma que a variável à esquerda recebe o valor à direita.
let minhaVariavel = 4
// Agora alteramos o valor da variável
minhaVariavel = 100
As diversas linguagens de programação tem diferente maneiras de lidar com os tipos de dados que variáveis podem conter e a interação entre variáveis de diferentes tipos. As duas principais formas de tipagem em programação são:
Tipagem Estática: Quando os tipos de variáveis devem ser declarados na criação da variável e não podem ser mudados durante o programa. Nesse caso o compilador verifica o programa e apresenta um erro no caso de alguma variável estar sendo usada um dado com o tipo errado.
Tipagem Dinâmica: Quando uma variável pode guardar valores de vários tipos ao longo do programa. Nesse caso um erro acontecerá apenas durante a execução d programa caso se tente realizar uma operação assumindo o tipo de dado errado.
Em JavaScript a tipagem é dinâmica, de forma que dados tem tipo, mas variáveis não tem um tipo definido. As variáveis podem receber dados de qualquer sempre que desejado.